Como estudar para ESA e EEAR

Se você veio buscar fórmula mágica aqui não é o lugar certo! O papiro EEAR/ESA é pau na moleira e eu vou contar exatamente como fui aprovado! Então bora ser sargento!

Minha condição inicial


Diferente do que muitos pensam, pra ser aprovado no CFS você não precisa ter muito dinheiro pra pagar um preparatório presencial top, não precisa ter muito tempo e muito menos uma base forte que alguns tem durante o Ensino Médio.

Eu não tinha condições de pagar nenhum curso preparatório. Tempo? Eu tinha talvez menos tempo que dinheiro. Cursava graduação integral, perdia 3h diárias no translado, participava de projeto de Iniciação Científica onde conseguia dinheiro pra me sustentar na faculdade e dava aulas freelancer sempre que surgia uma oportunidade (com essa grana eu conseguia pagar um curso preparatório online e juntar um pouco focado no enxoval). Além disso, meu ensino médio inteiro foi feito em escola pública.

Como eu arrumava tempo pra estudar tento tantos "impedimentos"? Foco.

Primeiramente, eu não me preocupava com o número de horas que estudava. O que eu fazia era usar todas as horas que eu tinha pra estudar até perceber que tava sendo improdutivo.


Rotina de estudo


Sem mais delongas, vou contar como eram meus dias de estudo por tópicos e vou usar horários, porque eu sei que vocês gostam de horários.

  • 5:00 acordava;
  • 5:30 -7:00 fazia questões de provas anteriores no ônibus e ouvia videoaulas no trem;
  • 7:00 - 12:00 faculdade full;
  • 12:00 - 13:30 quando na faculdade, comia alguma parada e assistia algumas vídeo aulas sobre as matérias que eu mais tinha errado das provas anteriores;
  • 13:30 - 15:30 ou tava fazendo alguma matéria ou ainda tava nas videoaulas;
  • 15:30 - 17:00 era o tempo em que me dedicava aos assuntos da Iniciação Científica e sempre que dava fazia mais questões de provas anteriores;
  • 17:00 - 18:30 ouvia videoaulas no trem e no ônibus;
  • 18:30 - 22:00 dava aula, comia alguma coisa, revisava algum tópico que tive dificuldade e transformava as videoaulas em áudios pra ouvir no dia seguinte.

Materiais usados


✓Provas anteriores ESA e EEAR

✓Curso preparatório Papiro Feroz

✓Aplicativo JaPassei EsSA

✓Matemática QCM

✓Português Apostila do Progressão

✓História e geografia eu assitia/ouvia videoaulas full

No próximo post, escreverei detalhadamente sobre os canais do YouTube que usei.

Senhores, foi exatamente assim que eu passei no concurso da EEAR e da ESA. O maior bizu que eu posso passar é: saiba abdicar em prol do seu objetivo. Fé na missão!

BORA SER SARGENTO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especialidades da EEAR

Matérias mais cobradas: EEAR - Física

Como é o TACF da EEAR?