Especialidades da EEAR
Diferente da ESA, na EEAR, a gente escolhe a opção no momento da inscrição no concurso e começa a escolher nossa especialidade e estudar as matérias específicas logo na quarenta. Durante o período de adaptação, os estagiários frequentam palestras sobre cada especialidade e, posteriormente, escolhem de acordo com a classificação o que vão estudar durante todo curso de formação. Salvo BCT e SGS que já entram na escola sabendo o que vão estudar.
Ainda na fase de inscrição são escolhidas as opções e a partir delas as especialidades.
O aluno estuda conhecimentos básicos de aviação, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, fotografia e inglês, dentre outras matérias.
O aluno estuda desenho básico, metalurgia, fundamentos de pintura, operações em máquinas e ferramentas, corrosão e tratamento anticorrosivo, dentre outras matérias.
O aluno estuda planejamento e controle de equipamento de voo, princípios básicos de corrosão e inglês técnico, dentre outras matérias.
O aluno estuda princípios de eletricidade e eletromagnetismo, eletricidade básica, manutenção em circuitos elétricos e dispositivos eletrônicos, dentre outras matérias.
O aluno estuda física da atmosfera, informática básica, meteorologia geral, serviço de controle do espaço aéreo, dentre outras matérias.
O aluno estuda desenho básico, gerenciamento de sistema para suprimento, armazenagem e inglês técnico, dentre outras matérias.
O aluno estuda topografia, trigonometria, geometria espacial, cartografia e fotointerpretação, dentre outras matérias.
Durante a formação, o aluno participa de aulas de desenho arquitetônico (instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e estrutura de concreto), desenho mecânico (conjuntos mecânicos), desenho topográfico (plantas planialtimétricas e levantamentos topográficos), desenho de perspectiva, sombras e reflexos (confecção de plantas ou fachadas com vista em perspectiva real).
de apoio de solo, de motores e de grupos-geradores.
O aluno estuda eletrônica, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, princípios de mecânica vetorial e termodinâmica, dentre outras matérias voltadas para a especialidade.
O aluno estuda inglês, organização aeronáutica, digitação, cartas aeronáuticas, geografia aplicada, navegação aérea, aeródromos, meteorologia, aeronaves e tráfego aéreo, dentre outras matérias.
O aluno estuda desenho mecânico e técnico, metrologia dimensional, prática de ajustagem, metalurgia e máquinas básicas, dentre outras matérias.
O aluno estuda fundamentos de voo, aeronaves, inglês, meteorologia, regras de tráfego aéreo e fraseologia específica, dentre outras matérias.
Ainda não sabe que especialidade escolher? Deixe nos comentários se quiser saber mais detalhes sobre alguma especialidade.
Fonte: EEAR
Ainda na fase de inscrição são escolhidas as opções e a partir delas as especialidades.
Aeronavegante ambos os sexos
BCO - COMUNICAÇÕES
O especialista dessa área aplica as normas e procedimentos em vigor nas redes e sistemas de enlaces de telecomunicações fixas e móveis.
O aluno estuda eletricidade e magnetismo, meteorologia aeronáutica, informática e eletrônica, dentre outras matérias.BFT - FOTOINTELIGÊNCIA
O especialista nessa área é responsável pela execução de atividades de reconhecimento e de inteligência, por meio da análise de fotos.O aluno estuda conhecimentos básicos de aviação, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, fotografia e inglês, dentre outras matérias.
Aeronavegante somente sexo masculino
BMA - MECÂNICA DE AERONAVES
O mecânico de aeronaves é o profissional especializado em executar serviços técnicos de manutenção de aeronaves da Força Aérea.
O aluno estuda desenho aplicado à mecânica de aeronaves, eletrônica, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, princípios de mecânica vetorial e termodinâmica, dentre outras matérias.
BMB - MATERIAL BÉLICO
O especialista em material bélico é responsável pelos serviços técnicos de manutenção, estocagem e instalação de material bélico aéreo e terrestre.
O aluno estuda princípios de eletricidade e eletromagnetismo, conhecimentos básicos de aviação, introdução à eletrônica, armamento, corrosão e tratamento anticorrosivo, foguetes e sistemas de lançamento, dentre outras matérias.
Não Aeronavegante ambos os sexo
BEP - ESTRUTURA E PINTURA
O especialista nessa área executa serviços de estrutura, pintura e de manipulação de plásticos e similares tanto em aeronaves quanto em seus componentes.O aluno estuda desenho básico, metalurgia, fundamentos de pintura, operações em máquinas e ferramentas, corrosão e tratamento anticorrosivo, dentre outras matérias.
BEV - EQUIPAMENTO DE VOO
O especialista executa serviços técnicos de manutenção e operação de equipamentos de voo, de segurança, de salvamento e de sobrevivência.O aluno estuda planejamento e controle de equipamento de voo, princípios básicos de corrosão e inglês técnico, dentre outras matérias.
BEI - ELETRICIDADE E INSTRUMENTOS
O especialista nessa área executa serviços de manutenção dos sistemas eletroeletrônicos e de instrumentos das aeronaves.O aluno estuda princípios de eletricidade e eletromagnetismo, eletricidade básica, manutenção em circuitos elétricos e dispositivos eletrônicos, dentre outras matérias.
BMT - METEOROLOGIA
O técnico em meteorologia observa e descreve as condições meteorológicas para o planejamento das missões aéreas, indispensáveis à segurança de voo.O aluno estuda física da atmosfera, informática básica, meteorologia geral, serviço de controle do espaço aéreo, dentre outras matérias.
BSP - SUPRIMENTO
O especialista dessa área é responsável pelos serviços de suprimento técnico de material aeronáutico, combustíveis e lubrificantes de aviação, além de publicações (documentação técnica) utilizadas no dia-a-dia.O aluno estuda desenho básico, gerenciamento de sistema para suprimento, armazenagem e inglês técnico, dentre outras matérias.
SCF - CARTOGRAFIA
O especialista em cartografia da Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável pela confecção de cartas aeronáuticas para voo por instrumentos e visual.O aluno estuda topografia, trigonometria, geometria espacial, cartografia e fotointerpretação, dentre outras matérias.
SDE - DESENHO
O especialista em desenho atua nas áreas de arquitetura, mecânica, eletrônica, estatística, topografia e programação visual em diversas áreas da Força Aérea.Durante a formação, o aluno participa de aulas de desenho arquitetônico (instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e estrutura de concreto), desenho mecânico (conjuntos mecânicos), desenho topográfico (plantas planialtimétricas e levantamentos topográficos), desenho de perspectiva, sombras e reflexos (confecção de plantas ou fachadas com vista em perspectiva real).
SEM - ELETROMECÂNICA
O especialista em eletromecânica é responsável pelos serviços de manutenção de viaturas, de equipamentosde apoio de solo, de motores e de grupos-geradores.
O aluno estuda eletrônica, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, princípios de mecânica vetorial e termodinâmica, dentre outras matérias voltadas para a especialidade.
SAI - INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS
O especialista é responsável por todas as tarefas de prestação de serviço de informações aeronáuticas, de acordo com normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).O aluno estuda inglês, organização aeronáutica, digitação, cartas aeronáuticas, geografia aplicada, navegação aérea, aeródromos, meteorologia, aeronaves e tráfego aéreo, dentre outras matérias.
SML - METALURGIA
O especialista em metalurgia é responsável pelos serviços de usinagem, fabricação de peças mecânicas e por reparos em acessórios aeronáuticos, como soldagem, metrologia e tratamento de materiais.O aluno estuda desenho mecânico e técnico, metrologia dimensional, prática de ajustagem, metalurgia e máquinas básicas, dentre outras matérias.
Não Aeronavegante somente sexo masculino
SGS - GUARDA E SEGURANÇA
O especialista dessa área realiza serviços de segurança das instalações, atividade de Polícia da Aeronáutica,
defesa de pontos sensíveis, participa de missões de busca e resgate, combate incêndios e ministra instrução a novos militares.
O aluno estuda teoria contra incêndio, operações e conhecimentos básicos de aeronaves, armamento, segurança de organizações militares, explosivos e armadilhas, dentre outras matérias.
Controle de tráfego aéreo ambos os sexos
BCT - CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
O profissional participa da vigilância do espaço aéreo brasileiro e controla as missões da defesa aérea do país, mas também pode atuar na coordenação do tráfego civil.O aluno estuda fundamentos de voo, aeronaves, inglês, meteorologia, regras de tráfego aéreo e fraseologia específica, dentre outras matérias.
Ainda não sabe que especialidade escolher? Deixe nos comentários se quiser saber mais detalhes sobre alguma especialidade.
BORA SER SARGENTO!
Comentários
Postar um comentário